2

A "polêmica" nova campanha publicitária das Havaianas

Posted by AlfaCom on 23:34


Começamos este post realizando a seguinte pergunta: será que com os anos, o preconceito realmente diminuiu, ou está apenas oculto?

Essa dúvida surge por conta do bafafá que esta acontecendo na mídia e, principalmente em blogs. Trata-se da nova, e já banida da TV, campanha publicitária das Havaianas. No comercial, assistimos uma neta e sua avó sentadas no restaurante. Com a chegada do ator global Cauã Reymond ao local, a simpática velhinha afirma para sua neta que ela precisa de um homem como aquele, a neta argumenta:

_Para casar?
_Não! – diz sua avó – Para sexo!

Por conta dessa sugestão proposta pela avó, muitos consumidores se sentiram incomodados e abriram reclamações contra a marca. 

Em uma ação rápida, a agência responsável pelo comercial, a AlmapBBDO, retirou-o da televisão. Os debates que acontecem nos blogs são de que:

a) Se trata de uma campanha de marketing, pois o vídeo ainda está disponível na internet. Além disso, o principal argumento é o de que, fizeram outro comercial com a velhinha comentando o ocorrido. 
b) Uma senhora de idade não pode falar sobre sexo?

Em nosso ponto de vista, sim, se trata de uma boa e competente estratégia de marketing. E não, pelo visto uma senhora não pode falar sobre sexo, pois muitos ainda se sentem incomodados – ou seja , puro preconceito! 

Confira você mesmo os vídeos:

Comercial banido:

Comercial novo apenas para internet:

|
1

Confira a evolução da comunicação em 60 segundos!

Posted by AlfaCom on 02:40
Conheça ou relembre a evolução da comunicação em apenas 60 segundos. O video em stop motion, apresenta uma forma divertida de lembrar o que um dia foi revolucionário.

Link do video:

|
1

Twitter?!

Posted by AlfaCom on 02:59



Quantas vezes somos pegos de surpresa, sobre uma nova moda no mundo da internet? Você apenas descobre sobre o que se trata quando ouve um sobrinho, filhos, amigos, os mais jovens, comentando sobre o assunto.

Não diferente, chegou o “Twitter”, uma nova forma de troca de informações, mais rápido que a própria mídia de massa. Através de um simples click, todas as pessoas que lhe “seguem” se interam (recebem) sobre o que você esta fazendo naquele momento.

Mas espera um momento, pessoas que estão me seguindo? Como assim?
O Twitter nasceu de uma necessidade em compartilhar várias notícias para todos que tem um interesse em comum. Porém, ele é vendido com o slogan “o que você está fazendo agora” . Sendo assim você pode adicionar seus amigos ou pessoas que possuam um interesse (seguir), e assim receber mensagens sobre eles, quando estes postam, sobre o que estão fazendo naquele momento. Enfim, todos que seguem uma determinada pessoa, recebem tudo o que ela posta.

Com um olhar além disso, o Twitter serve como uma ótima ferramenta para empresas, artistas, e grandes compartilhadores de informações, seja para comunicar sobre o lançamento de um cd novo ou, por exemplo, compartilhar com fãs experiências que teve no show, como exemplo a cantora inglesa Lily Allen, que realizou um show no último dia 16 de Setembro no Brasil, e em seguida, postou dizendo aos fãs, que seu show em São Paulo, foi a sua melhor experiência profissional, em suas palavras "Sao Paulo, best gig ever..".

E as empresas, por sua vez, podem divulgar novos produtos /serviços, promoções, eventos, novidades organizacionais, dentre outros.

Concluímos então, que se usado da forma adequada, o Twitter tem tudo para ser uma forte ferramenta de disseminação de idéias e ideais. Seja com interesse econômico, ou simplesmente a fim de expandir sua rede de relacionamento com os mais diversos públicos.

Sua homenagem ao Brasil, são as cores de nossa bandeira, pintada em seu rosto durante o show.


|
0

Quais as principais características para considerar um site bom ou ruim?

Posted by AlfaCom on 21:49
Um site para ser considerado bom, deve ter um conteúdo pertinente, elaborado cuidadosamente e bem distribuído para que não haja uma poluição visual de informações e imagens.

Quanto ao design, eles devem ser atrativos e adequados em questão, exemplos: modernidade, agilidade, seriedade, jovialidade entre outros.

Deve ser bem fácil de manusear, ter ótima acessibilidade, com assuntos pertinentes e de fácil entendimento.
Outros fatores importantes é a acessibilidade e facilidade na navegação, fazendo com que o internauta visite periodicamente o endereço eletrônico.

Por fim, atribui-se também ao sucesso de um site a suas postagens de informações verídicas, ou seja, que não são enganosas/duvidosas, transmitindo credibilidade para quem o visita.
Notícias ultrapassadas, duvidosas, mal redigidas, de difícil compreensão e mal distribuídas na home Page certamente são capazes de tornar um site ruim.

E não só por isso, mas também a acessibilidade e facilidade na navegação são elementos que contribuem para tornar internautas assíduos em determinadas páginas da Web, e afastá-los de outras tantas. 

Todos estes componentes atrelados à um projeto gráfico que deixe a desejar, fazem de um site, um ambiente totalmente “desabitado”.

Concluímos que toda esta relação de itens, quando não bem elaborados com qualidade, fazem de um endereço eletrônico, um site “ruim”.

Exemplo de site interessante: http://www.thecreativefridge.com/index.htm

Exemplo de site ruim: http://www.rolabosta.com/




|
2

Blogosfera

Posted by AlfaCom on 21:11

Todos já devem ter ouvido/lido sobre o fenômeno multiplicador de opiniões no cyber espaço, o “BLOG”, mas você sabe como ele surgiu? Ou quem foi o inventor desta forte Mídia Digital? Certamente são questões das quais não paramos para pensar, apenas incluímos como mais um canal em nossa rede de envolvimento com outros públicos online.

Pois bem, o Blog surgiu a partir da necessidade de um americano, John Barger, em ocupar seu tempo ocioso. Para tanto começou a colocar links e comentários em seu site, posteriormente surgiram colunas com diferentes assuntos (diversão, rede, arte, tecnologia, historia, ciência e compras). Modelo, este, estendido aos blogs atuais, porém, com grande facilidade de se criar a cada segundo um novo espaço aberto a discussões. Os internautas ficam sujeitos a todos os tipos de conteúdo postados por pessoas de diferentes raças, crenças, religiões, culturas, entre outros.

Entretanto é fato que existem inúmeros blogs na rede de qualidade, já que trazem assuntos bastante elaborados e de grande interesse, com linguagem adequada e que, principalmente, interajam com o leitor, fazendo com que ele visite periodicamente o espaço, contribuindo com comentários/sugestões, o que certamente estimula o blogueiro a produzir cada vez mais conteúdos de qualidade, fortalecendo assim a “troca” de experiências de ambas as partes (blogueiro/internauta, e internauta / blogueiro).

Não se sabe ao certo a “fórmula para o sucesso de um blog”, se levarmos em conta que cada se pessoa se identifica com diferentes assuntos, como política, moda, esportes, etc.

Todavia, alguns blogs insistem em utilizar linguagens pesadas, deixando a leitura cansativa, o que acaba por fazer com que o leitor não conclua a leitura.

Outro ponto importante a se evitar são notícias duvidosas/comprometedoras que destroem a credibilidade do blogueiro.

Antenado à essas medidas, a agência Alfa Comunicação vem se empenhando para produzir conteúdos explicativos, de fácil compreensão sobre o mundo da comunicação, atrelado a todas as diversas ferramentas existentes na rede; e também visando informar e interagir com os mais diversificados públicos, promovendo, assim, a troca de conhecimentos, por meio de temas atuais e tendências que venham a contribuir no mundo globalizado.

|

Copyright © 2009 Alfa Comunicação All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.