0

Quase metade dos consumidores afrodescendentes de SP já foi discriminada!

Posted by AlfaCom on 21:01

Uma pesquisa feita pela Fundação de Proteção ao Consumidor (Procon) mostrou que 44,26% dos afrodescendentes do município de São Paulo já sofreram algum tipo de discriminação nas relações de consumo.

Realizado em parceria com a Faculdade Zumbi dos Palmares, o estudo revelou que apenas 3,7% dos consumidores denunciaram a discriminação às autoridades competentes. Os consumidores mostraram ainda que a prática mais comum é a falta de atendimento por vendedores, a desconfiança dos seguranças e até mesmo a proibição da entrada no estabelecimento.


A falta de atendimento foi o que fez a nutricionista Luciana Aparecida Mazagão procurar uma concessionária de marca concorrente à que queria na hora de trocar o carro. "Fui na loja escolher um veículo novo e ninguém me atendeu. Achei um absurdo porque além de ser preconceito com a minha cor também foi falta de educação, pois estava grávida e não tive nenhuma prioridade", disse. 

A pesquisa do Procon mostrou ainda que o tipo de estabelecimento em que o consumidor afrodescendente mais se sentiu discriminado foi loja de roupas, seguido por banco/financeira, supermercado e shopping center. 

O século 21 é o que representa o caminhar para a inclusão social, seja ela cor, raça,sexual,religiao,classe social e etc... Porém a pesquisa mostra que nada realmente mudou, porque o preconceito agora está camuflado, e é pior ainda, pois não sabemos mais quem é o "inimigo".

As pessoas ainda não acordaram e perceberam que a sociedade é feita de diferentes tipos de indivíduos e que não existe uma pessoa perfeita que não possa sofrer discriminação de qualquer tipo!


|

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Alfa Comunicação All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.