1

Limites à ditadura do Photoshop

Posted by AlfaCom on 01:22


No final dos anos 80, o jornal "Pravda" adquiriu o costume de retocar as fotos de Mikhail Gorbachev para eliminar uma mancha de nascimento que o então presidente da URSS tinha na cabeça. Duas décadas depois, a revista "Paris Match" fez desaparecer os pneuzinhos do presidente francês Nicolas Sarkozy, fotografado em traje de banho durante suas férias. Este tipo de "lifting" ou lipoaspirações virtuais, realizados com simples programas de computador como o famoso Photoshop, passarão a ser regulamentados se for aprovada a proposta lançada na semana passada pela deputada francesa Valérie Boyer, que pertence ao mesmo partido que Sarkozy. Modificar a imagem de um político, ou de uma modelo, não será ilegal, mas os cidadãos terão direito de sabê-lo. A iniciativa que os parlamentares franceses estão discutindo defende que seja obrigatório avisar sobre a utilização do Photoshop. Desse modo, as imagens tratadas deveriam ser acompanhadas pelo seguinte aviso: "Fotografia retocada para modificar a aparência física de uma pessoa".

Na França estão começando a se preocupar com o abuso no uso desses recursos e a possível causa de obsessão doentia em querer imitar uma imagem que é simplesmente impossível de se obter naturalmente, por isso estão propondo uma lei exigindo que toda a publicidade que tenha sido feita com o uso do Photoshop, leve um aviso explicativo, a não observância dessa regra acarretaria em uma multa de valor equivalente a 54.000 dólares, ou 50% do custo da campanha. 

A lei não só seria aplicada em promoções comerciais, mas também em fotos de imprensa, campanhas políticas, fotografias artísticas, dentre outras. O exagero no uso de aplicativos de edição de imagem às vezes é realmente muito grande, mas até que ponto uma lei desse gênero será bem recebida? 

E você o que acha desta medida? Será que pegaria no Brasil?

Eu pessoalmente acho que seria ótimo isso. Sou totalmente farorável de que se é possível deixar uma foto bonita, tudo bem usar o photoshop, porém, já é mais do que comprovado o efeito devastador dessas fotos de celebridades "perfeitas", causam na sociedade em geral. Um aviso seria um bom caminho para desmistificar essas pessoas "perfeitas". - Bruno

Erro de uso no photoshop cria mostruosidade como essa:
(A perna da modelo)





Pessoalmente adoro a atriz Sharon Stone, hoje com seus 51 anos de idade, continua linda e elegante. Esse ano realizou um ensaio fotográfico, para lá de sensual, e mostrando o "poder" de sua idade. Todas as fotos possuem o uso de photoshop, e causam um efeito arrasador. Olhando as fotos, qual o preço que muitos não pagariam para chegar aos seus 51 anos, como a revista mostra?










Fotos recentes de Sharon Stone sem o uso de photoshop, possuem um visual completamente diferente.



|

1 Comments


Realmente lamentável o que nos impõe as imagens perfeitas, seja na net ou em qualquer outro veículo de comunicação. Mas isso já acontece há muito tempo, seja com uso de iluminação adequada, ângulos especiais, ou agora com photoshop. Nada vai mudar se o cidadão souber que aquilo que está vendo foi mexido ou montado, pois todos sabemos que estamos sendo enganados , mas a preferência é pelo que é belo. Tem graça ver numa foto aquele ator ou atriz que tanto gostamos, com as marcas naturais de um simples mortal?
Certo ou errado, é um caso a se pensar...Acabando com esses artifícios, as cobranças virão de outra forma com certeza!

Adorei o texto, ótima reflexão.

Prof. Cassia Gargantini

Postar um comentário

Copyright © 2009 Alfa Comunicação All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.