0
As mil e uma utilidades dos sites de relacionamento!
Posted by AlfaCom
on
21:43
A internet no Brasil tem hoje mais de 45 milhões de usuários. A maioria deles possuem um perfil na rede, em sites de relacionamentos. Existem milhares de redes sociais, pequenas, próprias, limitadas, de empresas para empregados, assim como também existem aquelas enormes, para conversar com seus amigos e sua família. Facebook, Orkut, Twitter, todas elas com um ponto em comum, buscando pessoas que querem se comunicar na internet.
Melhor do que apresentarmos as já exaustivas funções propostas por cada site de relacionamento, vamos apresentar as diferentes formas usadas por pessoas simples, que atingiram o sucesso, esperado ou não.
O Twitter:
Fábio Sasso, 29 anos, era apenas um designer anônimo. Acabava de amargar a perda de seis meses de trabalho arquivados no computador e no MP3, levados após o arrombamento do escritório. Nos meses seguintes, tornava-se um dos mais populares profissionais da área, conectado com cerca de 50 mil pessoas em um só dia. Milagre? Não.
Para proteger o próprio trabalho, ele teve a ideia de armazená-lo em um blog e comentá-lo no Twitter. Hoje, está em primeiro lugar na lista de elite dos usuários do site em Porto Alegre, com 8.450 seguidores, e guarda experiências profissionais surgidas com o emaranhado de relações lançadas no espaço virtual.
_ Usei o Twitter para procurar um servidor para meu blog. Uma pessoa que me seguia e trabalhava no servidor entrou em contato e ofereceu o serviço – lembra.
Sasso aproveitou a criação de seu perfil na ferramenta para divulgar o blog. Pessoas perguntam sobre seu trabalho, trocam informações. Mas foi ao desembarcar nos EUA que o internauta sentiu o poder do Twitter. Ao deixar um recado avisando onde estava, ganhou dicas para as férias e convites. De clique em clique, recebeu a proposta de ir à Flórida. Trabalhou de agosto a dezembro em uma empresa de design.
_ Fui de férias e acabei ficando mais para trabalhar – conta.
Facebook e Orkut:
Laura Ribeiro, formada em Turismo, produz bijuterias há oito anos e há três descobriu os benefícios de divulgar seu material, a custo zero, através da internet. Inicialmente, ela usou o seu Facebook postou algumas fotos das peças que produz. Depois de um tempo, vendo que a experiência rendeu frutos, ela aderiu ao Orkut e passou a usar sua conta no site de relacionamentos para expor brincos, colares e pulseiras.
Na opinião dela, a procura pelos seus produtos aumentou 60%. “O fato de estar na Internet ajuda muito, pois o alcance é muito grande, em qualquer parte do mundo as peças podem ser vistas. No meu caso, do Facebook e do Orkut, eu não pago nada para expor o que produzo. Teve gente que já sugeriu que eu fizesse um site, mas ainda não pensei sobre o assunto”, disse a Laura.
Empresas também estão utilizando os sites de relacionamentos. Elas estão de olho em quais comunidades de sites de relacionamento as pessoas freqüentam, o que pode definir que vaga elas irão ocupar.
Entre as comunidades que podem prejudicar os candidatos estão “Bebo porque é líquido” e “Odeio segunda-feira”. Conta uma profissional de Recursos Humanos.
_ Os pontos que a gente vai buscar na internet são algum ponto de interrogação que ficou na entrevista pessoal ou num teste psicológico que a empresa aplica. É bem pontual, mas no futuro cada vez mais mais empresas vão entrar em pefis aqui e ali para realmente errar menos – finaliza a profissional.
* Fotos meramente ilustrativas.
Postar um comentário